Carnaval é bom, mas viajar em segurança é melhor ainda!

O Carnaval está chegando e muitas pessoas, aproveitam o feriado para viajar de carro. Se seu programa será esse, aproveite algumas dicas que reunimos para a viagem ser bem-sucedida, evitar imprevistos e preservar sua segurança e de seus passageiros.

Antes de pegar a estrada, faça uma boa revisão em seu carro. Dirija sempre com tranquilidade, planeje a viagem com paradas para descansar, abastecer e se alimentar, mas evite comidas pesadas dê preferência aos alimentos mais leves, isso pode evitar o sono durante a percurso. Não consuma bebidas alcoólicas, você sabe que isso pode acarretar em multas severas além de provocar acidentes.

Sempre que possível procure saber sobre o estado das estradas que vai passar e as previsões de tempo, em caso de chuva durante a viagem, redobre a atenção.

Leve uma bagagem suficiente para sua estadia, evite excessos de malas e itens dentro do veículo, mas se for viajar com crianças não se esqueça: as crianças ficam extremamente inquietas quando ficam muito tempo em determinado lugar. Por isso, leve alguns itens que possam ajudar a passar o tempo e distraí-las. Jogos, livros e DVDs portáteis são ótimas opções.

Confira 8 dicas para revisões em seu carro que podem evitar dores de cabeça com problemas na sua viagem:

 

1. Realizar um check-up

Diversas partes de seu carro devem ser trocadas com o tempo, e nada melhor que uma oficina autorizada para esse serviço. Itens como limpadores de para-brisa, pedais de freio, componentes elétricos e eletrônicos, suspensão e alinhamento são mais bem inspecionados nestes locais.

Não deixe de avisar ao mecânico de possíveis ruídos no seu carro. Diga se eles são frequentes ou ocasionais, e tente identificar quando ocorrem. Isso facilitará o trabalho na vistoria. 

2. Fluidos de seu carro

Atente-se ao nível de óleo e de água. Na estrada o carro é submetido a um maior esforço que nas cidades. Verifique também a água do limpador de para-brisas e o fluido de freio. 

3. Revise a bateria

Fique de olho na carga da bateria e recarregue ela antes de sair. Limpe bem seus terminais. 

4. Verifique os pneus

Procure por bolhas e pequenos arranhões nas laterais e troque-os se encontrar algum problema. Pneus carecas também podem causar acidentes graves, assim como pneus com calibração incorreta. Não se esqueça de inspecionar também o estepe e verificar se está bem calibrado.

Algo que poucas pessoas sabem é que os pneus possuem limite de peso. Confira se seu carro não está muito carregado (principalmente em caminhonetes e SUVs) e tente levar apenas o necessário. Dessa forma o pneu será preservado e você gastará menos combustível.

5. Tenha um kit médico

Naturalmente, nada substitui um auxílio especializado, caso algum acidente aconteça, mas as vezes pequenas ocorrências podem ser resolvidas com alguns curativos. 

6. GPS

Muito útil em viagens para locais desconhecidos. É fundamental para evitar o fator surpresa e a necessidade de pedir muita informação, principalmente em locais mais ermos e com pouca movimentação. 

7. Triângulo, macaco e chave de roda

Devem estar disponíveis e funcionar corretamente. Inclua neste tópico uma lanterna, cabos de conexão de bateria e algumas estopas para problemas eventuais. Familiarize-se com os pontos onde o macaco será colocado para elevação, poupando tempo e possíveis problemas. 

8. Papéis importantes

Documentos do carro e termos do seguro devem estar em dia. Tenha também em mãos possíveis números de assistência técnica e de salvamento. Prevenção nunca é demais. Não se esqueça também de levar consigo o manual do carro e a garantia. 

Com esss dicas seu carro estará pronto para viagem. Mas há ainda uma última sugestão: seja paciente na estrada. Não extrapole limites de velocidade e respeite as áreas de ultrapassagem. O perigo de colocar você e sua família em risco não valerá o tempo que você poupará sendo imprudente.

Feitas todas as revisões e seguidos essas dicas, não tem como dar errado… viaje tranquilo e curta muito o seu Carnaval.